(11)

(11)

Categoria D

Com a CNH da categoria d, é possível dirigir veículos para os transportes que acomodam mais de oito passageiros. Ou seja, é correto dizer que o condutor habilitado na categoria d tem permissão para dirigir os seguintes veículos:

  • Ônibus;
  • Micro-ônibus;
  • Vans.

Em posse da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) da categoria d, o condutor também pode comandar todos os veículos incluídos nos tipos de CNH B e C.No caso da CNH da categoria B, o condutor fica habilitado para dirigir veículos de quatro rodas com até 3.5 toneladas de peso bruto total, além de capacidade para até oito passageiros além do motorista. Quadriciclos, por exemplo, fazem parte desta classe.Já na categoria C, os motoristas podem dirigir todos os tipos de automóveis da categoria B com o plus dos veículos de carga, não articulados, com mais de 3.5 toneladas de peso bruto total. São exemplos desta categoria os caminhões, os tratores, as máquinas agrícolas e, como não, os maquinários de movimentação de carga.

Procurando habilitação na categoria d?

Quando o assunto trata da habilitação em categoria d, também é importante conhecer as regras para adição de categoria. Para tal, se faz necessário cumprir algumas etapas básicas, como por exemplo efetuar uma matrícula na Autoescola França, realizar um exame toxicológico (sendo que essa conduta vale apenas para as categorias profissionais C, D e E) e efetuar um pré-cadastro junto ao DETRAN. Referência, a Autoescola Franca é um centro de formação de condutores credenciado junto ao DETRAN de Santo André. A sede do estabelecimento fica no mesmo município. Saiba mais!